Anorexia nervosa

A palavra anorexia significa "falta de apetite". Porém, o distúrbio alimentar conhecido por anorexia nervosa (ou mental) nada tem a ver com a falta de apetite pura e simples. Que esta doença se prende também com determinados factores civilizacionais parece indicá-lo o facto de, por exemplo, nos países africanos não haver qualquer caso registado da doença. Por outro lado, os casos de anorexia nervosa têm vindo a aumentar, sobretudo nos países mais desenvolvidos. A anorexia tem particular incidência no sexo feminino embora haja também rapazes que apresentem os mesmos sintomas comportamentais e consequências equivalentes para a saúde.
Normalmente, a anorexia nervosa ocorre em jovens que não vivem em situações de carência, com resultados escolares bons ou muito bons, que prezam o sucesso e levam, até determinado momento, uma vida equilibrada. Por qualquer razão, decidem fazer uma pequena dieta, qualquer restrição alimentar e... estendem essa restrição a quase todos os alimentos.
As características da anorexia nervosa são, genericamente, as seguintes:
a) Medo intenso de engordar ou aumentar de peso - mesmo quando o seu peso é bastante inferior ao que seria aconselhado para a sua estatura e idade;
b) Recusa dos padrões adequados, mesmo os mínimos, em termos de peso;
c) Enorme autocrítica exercida sobre o próprio corpo - não gostam do seu próprio corpo nem das suas formas femininas, mesmo quando a magreza é tão extrema que as formas desapareceram;
d) Rejeitam encarar com as consequências da sua excessiva magreza o período menstrual cessa (nos rapazes, perda de qualquer apetência sexual e cessam as erecções).

 

Texto adaptado de:

Cruz, Cristina; Dinis, Ana; Correia, Isabel; Pais, Leopoldina (2009), Cidadania e Formação Cívica 2º e 3º Ciclos, Sebenta Editora