Bulimia

A Bulimia Nervosa é uma doença que afecta, sobretudo, raparigas em final de adolescência e início de maturidade, sendo raro encontrá-la em pessoas do sexo masculino.
Esta doença é caracterizada por momentos de voracidade alimentar, ou seja, de ingestão de grandes quantidades de alimentos num curto espaço de tempo. Alimentos esses que são, na sua maioria, compostos por hidratos de carbono.
Na fase inicial da doença, os doentes, como forma de controlar o peso supostamente ganho com este tipo de alimentação, optam por fazer exageradas restrições alimentares durante alguns períodos, provocam o vómito, usam laxantes e exageram no exercício físico.
Mas se a "técnica" de provocar o vómito é inicialmente usada para combater os ataques vorazes aos alimentos, posteriormente, passa a ser feita repetidamente, criando um ciclo: comem até estarem cheias, vomitam e assim sucessivamente.
Com o aumento gradual deste processo, a vida das doentes torna-se cada vez mais caótica, aumentando o comportamento bulimico. A vontade de comer é tão grande que para poderem responder a este fenómeno compulsivo, optam muitas vezes até por roubar restos de comida já colocada no lixo.
Normalmente, acham o seu próprio comportamento repulsivo e vergonhoso, por isso, procuram mantê-lo em segredo.
Um dos factores que pode induzir à descoberta desta doença deve-se ao facto dos doentes procurarem sair da mesa imediatamente a seguir a uma refeição.O vómito é induzido, normalmente, através da colocação de dois dos dedos da mão direita na garganta, o que geralmente cria um calo debaixo do nó dos dedos, que se forma devido ao repetido contacto com os dentes do maxilar superior (sinal de Russell).
A provocação repetida do vómito faz com que as glândulas salivares aumentem, o que se pode verificar através de pequenos inchaços visíveis na base das orelhas, ou mesmo debaixo do queixo. Se este processo se mantiver ao longo dos anos, os inchaços são maiores e permanentes.
 

Texto adaptado de:

Cruz, Cristina; Dinis, Ana; Correia, Isabel; Pais, Leopoldina (2009), Cidadania e Formação Cívica 2º e 3º Ciclos, Sebenta Editora